[MASOCH-L] cópia de disco.

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Jul 27 09:45:20 BRT 2009

On Mon, 27 Jul 2009, NOC NeoGrid wrote:

> Há alguns anos tive que fazer a migração de um servidor com discos IDE
> para uma máquina com discos SCSI, onde adicionei o disco IDE na nova
> máquina, inicializei o sistema, fiz os ajustes de novo "hardware".
> Iniciei o mirror do disco IDE para o SCSI, após finalizar o processo,
> desliguei o disco IDE, reset no servidor, inicializou corretamente.
> Desliguei, adicionei o segundo disco SCSI, fiz o RAID 1 e inicializei o
> servidor... ficou 100%.

fiz exatamente isso. troquei um dos discos antigos pelo novo de 1Tera e
deixei o controlador a vontade para sincronizá-los. uma vez sincronizados
troquei o outro disco pelo de 1Tera e novamente deixei o controlador fazer
seu serviço. agora ambos os discos estão sincronizados, mas o controlador
de RAID ainda pensa que eles tem 256G cada um.

Todos os discos, neste caso, são SATA e o controlador de RAID é por
hardware. O sistema operacional enxerga o conjunto como um único disco
SAS.

Todo o trabalho de sincronização levou pouco menos de duas horas, o que
achei bem razoável e dentro do esperado.

> Depois inicializei o sistema com uma ferramenta tipo Ghost, alterei o
> tamanho da partição e reset... 100%.

estou nesta fase agora. depois de estender a partição vou estender o
filesystem.