[MASOCH-L] Bloqueio de e-mails por confirmação da origem?

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Tue Jul 21 17:51:54 BRT 2009

On Tue, 21 Jul 2009, Alexandro Corrêa wrote:

> Caros Colegas,
>
> Sou cliente de e-mails da LocaWeb e estou enfrentando problemas com SPAM,
> pois tenho recebido diariamente dezenas de e-mails de propagandas onde
> cabeçalho "from" é de e-mails do meu próprio domínio.

o cabeçalho from: é arbitrário. muito mais importante é o remetente no
envelope (mail from: no smpt ou cabeçalho Return-Path: na mensagem).

> Minha pergunta é: Porque a Locaweb não faz verificação de endereço reverso
> (PTR) e consulta se o IP de origem realmente corresponde ao domínio? (caso o
> IP não corresponda ao domínio: bloqueio!)

não tem nada a ver com o from:! e fazer isso, embora tem gente que adora,
não é geralmente uma boa idéia.

visite http://antispam.br/ e saiba mais sobre os mecanismos de spam e como
combate-los eficientemente.