[MASOCH-L] Protocolo 802.1x com autenticação radius

Luiz Gustavo luizgb at gmail.com
Tue Jul 7 20:02:40 BRT 2009

Cassio, até onde eu sei, o método EAP a ser utilizado depende apenas de
configuração no servidor RADIUS. No switch você faz apenas a configuração do
802.1X, que irá apontar para o seu servidor RADIUS.
Respondendo a algumas perguntas:
5 - Na verdade, ao utilizar 802.1x, para você poder receber IP você precisa
estar autenticado.Se você tem um AD fica fácil pois ele tem recursos de
enviar o username juntamente com a senha no momento da autenticação para
fazer tanto autenticação no RADIUS quanto logon no domínio. Acredito que
seja mais fácil implementar isso usando o RADIUS da Microsoft (IAS).
6 - Até existe, mas todas as portas dele ficam condicionadas a uma única de
seu switch gerenciável.
7 - Em ambiente wireless funciona da mesma forma. Já utilizei 802.1X
utilizando autenticação EAP-TLS e EAP-PEAP em ambiente wireless. Se eu fosse
usar isso em uma rede cabeada, bastaria configurar os switches para eles
utilizarem a autenticação.
9 - Depende da configuração AAA do switch, mas normalmente cada sessão é
única e a autenticação da porta vale para aquele usuário/dispositivo e não
globalmente para determinada porta.
10 - Não precisa depender de MAC. Pode ser por usuário.
10 - Nao necessariamente.
12 - Voce pode configurar um reply no seu servidor RADIUS com um Filter-ID
contendo o PVID da VLAN que o usuário será conectado. Mas isso também
depende das configurações AAA do seu switch.
13 - Funciona sim, pois quem autentica é o servidor RADIUS
14 - Se ele estiver conectado em uma porta que nao exija autenticação, ele
estará conectado a rede diretamente. É possível que ele consiga capturar
alguns pacotes de autenticação. Se você usar EAP-MD5, fica mais vulnerável
pois as hashes trafegam sem criptografia pela rede.
Att.
Luiz Gustavo