[MASOCH-L] Demora no tempo de resposta

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Jul 3 11:57:50 BRT 2009

On Fri, 3 Jul 2009, Alexandro Corrêa wrote:

> O que ocorre é que ao copiar ou mover grandes quantidades de dados (através
> de "cp" ou "mv") o computador praticamente trava. O principal problema é que
> o proxy fica muito lento para responder, inclusive o shell (putty) demora
> para executar comandos como "ps ax" e "top". Fiz um teste e segue o load
> average: 8.02, 6.31, 3.10. Apesar do load, a CPU fica praticamente ociosa e
> não está sendo utilizado Swap.

use o nice para baixar a prioridade da tarefa que faz a cópia. além disso
convém você afinar os parâmetros do seus sistemas de arquivos, tune2fs faz
isso. outra coisa, eu não gosto de sistemas de arquivos 'journaled' em
servidores desse tipo, pois são notavelmente mais lentos por conta das
tarefas de 'jounaling'.

> Os HDs em raid 1 estão com sistema de arquivos Ext3 e o HD segundário (750gb)
> está com ReiserFS. Será que o problema é o sistema ReiserFS em uma partição
> de 750gb?

veja, ambos são 'journaled' e o Reiser é dimensionado para ser esperto ao
ler, e empacotar coisas, ao custo de ser lerdo ao gravar, mas, como já foi
dito aqui, também pode ser "afinado". Eu faria tudo ext2, sacrificando um
pouco de confiabilidade pela melhor performance.