[MASOCH-L] Contabilizar Trafego da Rede

Breno BF breno at lagosnet.com.br
Mon Jan 26 09:24:14 BRST 2009

----- Original Message -----
From: "Ricardo Rodrigues" <rcr.listas at ig.com.br>
To: "Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help"
<masoch-l at eng.registro.br>
Sent: Sunday, January 25, 2009 1:27 PM
Subject: Re: [MASOCH-L] Contabilizar Trafego da Rede

>Radius (Remote Authentication Dial In User Service) é um protocolo
>UDP
>utilizado para autenticação de usuários e contabilização. Exemplos de
>aplicação: autenticação de usuários banda larga (acesso PPPoE),
>autenticação IEEE 802.1x (controle de acesso de usuários aos switches

    Não precisava descrever a rfc, risos. Mas bem, essa funcionalidade
do radius eu conheco sim. Só não entendi no contexto apresentado (1st
e-mail) você julgar que para "contabilização de tráfego" (vide
subject), o sujeito se referia a controle de acessos ou sth. IMHO,
SNMP foi uma resposta mais genéria.
    Em sua afirmação "Radius serve tanto para autenticação como para
contabilização de pacotes,
como descrito na rfc2866." Acho que o mais correto seria "autenticação
&& contabilização", pois da primeira maneira, me pareceu ter algum
funcionamento semelhanteo ao SNMP.

    Tudo isso, IMO :)

- breno bf