[MASOCH-L] Assinatura Digital - MS Office 2007

MARLON BORBA MBORBA at trf3.jus.br
Wed Jan 21 19:04:01 BRST 2009

Caros,

Essa é uma discussão séria que travamos no TRF; isso porque a inserção de "marcas d'água" e outros mecanismos de "feedback" torna o documento, automaticamente, diferente do original; trata-se, aliás, de uma questão de cultura: as pessoas precisam entender que assinatura digital não é algo que se assemelhe aos (como diria o Danton) jamegões do mundo físico.

Seus usuários *exigem* que exista a prova material de que o documento é assinado digitalmente? Sua aplicação prevê apenas o trânsito de documentos materializados (i.e. impressos) entre as partes?

Abraços,

Marlon Borba, CISSP, APC DataCenter Associate
Técnico Judiciário - Segurança da Informação
IPv6 Evangelist - MoReq-Jus Evangelist
TRF 3a Região
(11) 3012-1581
--
Practically no IT system is risk free.
(NIST Special Publication 800-30)

Pessoal,

Estou testando a função de assinatura digital no Office 2007, e gostaria de
saber se tem como imprimir a algo referente a assinatura no documento assinado.

Eu assinei um documento e quando eu imprimo nao tem referencia nenhuma da
assinatura digital do documento.

Outra pergunta: Voces conhecem alguma aplicação de assinatura digital de
arquivos gratuita?

Atenciosamente,
Carlos Henrique