[MASOCH-L] Solução para backup em Linux

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Feb 25 11:29:48 BRT 2009

> Apesar de eu gostar bastante do rdiff-backup tb, é preciso considerar
> a maneira como vai se trabalhar. Tem gente que simplesmente prefere
> ter um .tar.gz do dia xx, do que ter que usar um programa especifico
> para poder recuperar um dado. Se esse for o caso, eu sugiro o
> simplebackup.

O armazenamento do rdiff-backup(ao menos das versões que usei) é em
árvore padrão de file-system... o protocolo é próprio (e muda até de
versão para versão do software), mas no lugar de armazenamento os
dados estão facilmente acessíveis.

> Vale lembrar que para certos tipos de dados, vc vai
> precisar fazer um "dump" deles antes do backup, como por exemplo
> mysql/postgresl/ldap.

Sim, essa é uma questão quase ortogonal à escolha de software backup
mas extremamente importante. Oracle e DB2 apresentam o mesmo dilema, é
da natureza de SGBDs.

> desculpe-me... mas essa informação realmente procede?

Na minha experiência em grandes organizações com milhares de fitas em
acervo, o índice de recuperação parecia ser de 50 a 75%.
Um índice para o qual eu esperaria alguns 9s (99, 99.9% etc.), e não
números dessa ordem... mas use o método científico: tente fazer hoje
restore de umas mil fitas, e veja quantas delas realmente voltam.

Rubens