[MASOCH-L] Monitorar host remoto com Nagios

Leandro Machado lemc at terra.com.br
Thu Feb 19 16:38:45 BRT 2009

Aqui temos aproximadamente 200 hosts e cerca de 1400 serviços.
Cerca de 70% é verificado através do NRPE com SSL e nunca tivemos
reclamações por parte dos administradores das máquinas quanto ao consumo
excessivo de recursos por parte do NRPE.

Eu particularmente acho que, se você está iniciando a sua estrutura de
monitoração seria interessante verificar os plugins que trabalham
através do protocolo SNMP, principalmente se você tiver uma diversidade
grande de sistemas operacionais (linux, aix, sco, solaris, etc).

Dessa forma você não precisaria se preocupar com o agente para cada uma
das distribuições/versões, pois o SNMP é amplamente suportado pela
maioria dos sistemas operacionais e equipamentos de rede.

Isso ainda lhe traria a vantagem de monitorar switches, roteadores, etc..

-
Atenciosamente,
Leandro Machado.