[MASOCH-L] Monitorar host remoto com Nagios

Armando Roque dropsdef at gmail.com
Thu Feb 19 15:46:08 BRT 2009

2009/2/19 Leandro Machado <lemc at terra.com.br>:
> Caso você opte pela monitoração criptografada, as duas opções
> conseguirão te atender. Tanto via SSH quanto via NRPE.
>
> Você precisará avaliar os prós e os contras a partir do seu ponto de vista.
>
> Caso você já possua SSH rodando em todas as máquinas, usar o SSH te
> pouparia de abrir uma nova porta e manter funcionando um novo serviço
> (nrpe server).
>
> Por outro lado, o NRPE possui plugin com suporte a SSL e opções de
> acesso internas como IPs permitidos, etc.
>
> Acho que é uma questão mais de "gosto". O processamento no final das
> [...]

Olá Leandro,

A minha preocupação é não só o consumo mas também a segurança, pois
nos docs dão algumas sugestões para melhorar a segurança.
Alguns fatores estão pendendo a utilizar o SSH, as distros já possuem,
algumas é padrão ter instalado, é uma única porta aberta, em vez de
duas com o NRPE, um único processo.
Vejo que o SSH levou vantagem (IMHO).

Obrigado pela opinião.

--