[MASOCH-L] Monitorar host remoto com Nagios

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Thu Feb 19 15:16:49 BRT 2009

Armando Roque escreveu:
> Olá,
>
> Estou estudando o Nagios para monitorar hosts remotos Linux e após ler
> os docs, é informado q é possível usar o SSH ou NPRE.
> A minha dúvida é q informam q o SSH vai gerar um custo alto de
> processamento pra vários hosts, penso q na época q ele escreveu o
> artigo em 2007 estavam nascendo os multiplos "Cores", acredito q este
> problema cai por terra com os core quad q equipam os servidores de
> entrada.
> Qual a opinião de vcs? Alguma experiência, informação ou prática diária?

    Defina 'vários hosts' .......

    algumas unidades ??? algumas dezenas ??? algumas centenas ??? muitas
centenas ??? alguns milhares ??? vários milhares ???

    Seguramente qualquer coisa que envolva criptografia consome mais CPU
que outra que não envolva criptografia. Mas numa máquina moderna, para
uma situação de monitoramento remoto (pouco tráfego envolvido, poucas
informações trafegadas), creio que algumas centenas de hosts numa única
máquina, mesmo que single core, não seria grande problema.

    É tudo uma questão do que são vários hosts pra você .......  20 são
vários, 5000 também são vários. Precisamos definir isso melhor.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br