[MASOCH-L] Monitorar host remoto com Nagios

Fernando F. Guimaraes guima at picture.com.br
Thu Feb 19 15:04:21 BRT 2009

Ola Armando,

uso o Nagios há muito tempo e sou fan dele. Monitoramos diversos tipos
de dispositivos com ele(Router/Switch/Linux-Windows Servers entre
outros). O Nagios pode monitorar os "hosts" via SSL (pacotes
encriptados) ou não. Tem um plugin dele que tambem pode ser usado que é
o NRPE (client/server).

Uma monitoração via SSL com certeza consome mais recursos de
processamento, devido a encritação dos dados, mas isso é diretamente
proporcional a quantidade de hosts que voce vai monitorar no seu
servidor NAGIOS, pois nos clientes remotos, isso (na minha opnião) será
imperceptível.

Com certeza é uma excelente ferramenta para monitoração.

Atenciosamente,
Fernando F. Guimarães
Analista de TI

--