[MASOCH-L] Vyatta - o que me dizem?

Welkson Renny de Medeiros welkson at focusautomacao.com.br
Tue Dec 15 08:53:23 BRST 2009

Bruno L F Cabral escreveu:

> o linux por baixo está bem escondido por uma CLI que lembra um pouco
> o JUNOS. ou então via web
>
> uns meses atrás a versão community edition sofreu um bug por conta de
> ASN de 32 bits no quagga, quem usava ficou 2 dias fora até que alguém
> da comunidade publicou um patch. Considere a versão paga ou tenha
> backup com outro S.O. para emergências deste tipo
>
> Tirando isto, roda muitíssimo bem e é bastante completo
>
> []s, !3runo Cabral

Bruno,

Hoje uso pfSense em vários clientes e tem me atendido muito bem! A única
coisa que não uso ainda no pfSense é Load Balance, e pelo que li (e
tenho configurado na mão no FreeBSD) o LB utiliza route-to do PF com
round-robin... quando uma interface CAI, ele continua mandando pacotes
pra ela... saiu uma versão recente e parece que houve melhorias,
derrepente corrigiram isso.

Não vi o LB funcionando no Vyatta, mas minha esperança é que seja mais
inteligente (definição de pesos, detecte quando a wan caiu e deixe de
mandar pacote pra ela, etc).

Instalei agora pouco em uma VM, e estou começando a brincar.

Obrigado pelas dicas!

--
Welkson Renny de Medeiros
Desenvolvimento / Gerência de Redes