[MASOCH-L] Wavion WBS2400

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Apr 27 21:29:47 BRT 2009

Se o fabricante de fato diz que é MIMO, há algo errado, pois MIMO
depende de suporte específico no CPE, como acontece com WiMAX ou com
802.11n.

Eu tenho baixa espectativa dessa solução, pois sem alterar nada nos
CPEs, eles vão fazer CSMA/CA, e como não há visada entre todos, a
questão de hidden-transmitter vai ser muito pesada... e lidar isso
pode ser feito com RTS/CTS, que está disponível em qualquer
equipamento, não apenas no da Wavion caso ela o implemente.

O que é possível de se fazer apenas na base-station é beamforming, mas
para isso o conjunto de antenas precisaria ser diferente, colocando
várias antenas para cada setor separadas por uma fração do comprimento
de onda.

Eu acho que vale o teste como substituição a uma ERB já com 6 de
setores de 60 graus, mas eu não pagaria para ver, veria primeiro e
pagaria depois... :-)

Rubens