[MASOCH-L] Aos mestres do Active Directory

Gabriel Zucco Taú gabrieltau at gabrieltau.com.br
Tue Apr 14 17:28:20 BRT 2009

Mauricio,

Existem algumas formas para que isso possa ser feito, porém as mais
automatizadas são ainda mais dificeis.

A primeira opção que seria totalmente automatizada é através de Active
Directory Extension: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms676902.aspx
Com essa opção você pode criar uma nova opção no menu de contesto do
User & Computer Accounts e pre-popular os campos.

segunda opção:
Escrever um aplicativo que através de ADSI adicione a conta do seu
usuário na OU correta, porém com essa opção você tem que criar toda a
GUI do aplicativo e programar o backend com ADSI.

Terceira opção:
Utilizar VBScript ou Powershell para criar uma conta através de uma
planilha do excel, documento cvs ou outros.

Quarta opção:
Utilizar ldifde ou csvde para importar os usuário para o active
directory: http://www.computerperformance.co.uk/Logon/CSVDE_LDIFDE.htm

Quinta Opção:
Igualmente ao que voce encontrou na net crie uma conta de template
desabilitada e depois copie e cole esta conta de template para criar um
usuário

Opção duvidosa:
Agora do jeito que você me falou não tem um jeito mais automatico de
fazer isso, seria possivel você com um aplicativo em backgroup que
captura eventos do active directory que ao adicionar um usuário em
determinada OU este pré-popule os campos do active directory mais já vou
te adiantando que esse último é mais trabalho para programador que
administrador de redes.

Abraços,
Gabriel Taú