[MASOCH-L] Switch 3CMON 3870 com problema L3 intermitente

Gelson Dias Santos gelson.santos at metaverse.com.br
Mon Apr 13 10:07:29 BRT 2009

Pessoal,

Tenho um ambiente LAN composto por tres switches 3com 3870 stackeados,
e alguns outros switches 3com de modelos variados (incluindo outros
3870) atendendo a borda, onde estão as estações de trabalho (windows
xp)  e conectados em uma topologia estrela neste stack usando link
agreegation. No stack core estão tambem os servidores de arquivos,
email, backup, etc etc.
O Problema:  usuários reclamam de lentidão e instabilidade na rede,
especialmente no acesso a drives mapeados nos fileservers. Já pude
constatar que em determinados momentos eu clico em um drive remoto,
por exemplo, e a pasta simplesmente não abre. As vezes é preciso
insistir diversas vezes, outras vezes demora minutos até abrir a pasta
e listar os arquivos. Porém, em outros monentos isso ocorre
instantaneamente, como era de se esperar.

Monitorando os switches utilizando o 3com Network Supervisor notei que
o stack core deixa de responder a ping, snmp, http e telnet
aproximadamente durante um minuto a cada dois ou tres minutos. Isso é
constante, independente da hora do dia. Já conectei um notebook de
gerência no próprio core para eliminar a rede de borda e o
comportamento permanece. Porém, mesmo quando o switch não responde
nada de L3, ele continua fazendo switching, pois o acesso aos
servidores e demais switches permanece. Me parece que ocorrem picos de
utilização de CPU e o switch prioriza suas funçoes de L2, deixando de
responder à monitoração.

Estes swithces parecem bastante pobres em recursos, pois nem sequer
apresentam uma estatistica de consumo de memória ou CPU (ou eu
desconheço como extrair essa info). E como eu fico sem monitoração,
também não consigo ver nada, nem mesmo tráfego nas portas, que
poderiam indicar alguem bombardeando o switch.

Alguma idéia do que possa estar ocorrendo e como monitorar? Alguem já
passou por isso?

Obrigado,

Gelson