[MASOCH-L] duvida no Qmail

Paulo Leandro Rosa polgo at bol.com.br
Thu Apr 9 08:02:25 BRT 2009

Bom dia

estou com um duvida em meu servidor e gostaria de compartilhar com o
pessoal da lista.
nos logs de meu servidor de e-mail  comecei a reparar que o chkuser esta
aceitando conexões como descrito abaixo.

@4000000049dcb5c62de36dcc CHKUSER accepted null sender: from <::> remote
<whost1.com:unknown:64.235.252.249> rcpt <> : accepted null sender always

realizei uma pesquisa no google mas não consegui descobrir por que o
chkuser esta aceitando esse tipo de conexão. esse tipo de conexão
começou a 1 semana e esta causando um certo gargalho em meu link algum
já passou por problemas assim.

isso eh normal do chkuser ?? , o que posso fazer para evitar este tipo
de conexão.

Outro ponto que gostaria de compartilhar com a lista é se há no qmail
alguma ferramenta ou mesmo algum path que consigo ver o quanto de banda
separados por conexão os  meus clientes utilizam quando usa o smtp e o
pop. por que preciso ter um controle maior sobre o meu link ate mesmo
para eu consiga ter uma base para solicitar um upgrade de link.

desde já agradeço