[MASOCH-L] Cisco 3660

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri Sep 12 00:29:04 BRT 2008

2008/9/12 Eduardo Schoedler <eschoedler at viavale.com.br>:
> Olá Rubens!
>
> CEF Balancing ? Hoje tenho ip cef ativado...

Mas com balanceamento per-packet, você pouco se beneficia do CEF.

> Sim, 8 seriais... e está para piorar!
> A operadora não sabe se consegue entregar em FastEthernet... então eu teria
> de colocar mais algumas seriais!
> Para piorar: agora eles estão balanceando com MPPP.
>
> É para matar qualquer cpu... =)

Entre o per-packet e o MLPPP, o MLPPP é pior; o que você hoje tem só
no tráfego de saída, vai para o tráfego de entrada.

Fora seriais, o mundo TDM tem a opção HSSI, de até 34 Mbps. Com
seriais, e ainda com MLPPP, o melhor seria dividir as seriais entre 2
roteadores. Com menos seriais por roteador, você jogará menos na
loteria da performance.

Outro problema para esse classe de processador é o processo scanner
que roda de 60 em 60s, causando perda ou atraso de pacotes nesse
intervalo; como você vai ter alguma ou algumas operadoras em
FastEthernet, talvez seja mais prático levar todo o roteamento BGP
para uma máquina PC, ligando as operadoras FE nela, e fazendo BGP
Multihop para as operadoras com entrega via seriais, com os roteadores
agora com roteamento estático e MLPPP.

Rubens