[MASOCH-L] Protocolo STP

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Wed Sep 10 22:31:41 BRT 2008

Rejaine Monteiro wrote:
> Olá pessoal
>
> Preciso de uma ajudinha aqui..
>
> Tenho 5 switches 3Com , modelo SuperStack 3 (série 4200) com STP
> habilitado (com configuração padrão). Estes switches estão ligados a
> dois switches "core" Enterasys.
>
> Nossa rede aparentemente "congelou" durante alguns segundos para logo em
> seguida voltar ao normal (não houve queda de energia)
>
> Em seguida, notei que foram enviados alertas (via e-mail) para  todos os
> switches 3Com, com a seguinte descrição:
>
> Event from 3Com SuperStack 3
>  From device 3Com SuperStack 3 (w.x.y.z.): STP newRoot

> [...]

Note, se todos os switches tem a configuracao padrao para STP, voce tem
uma topologia "na sorte", literalmente, voce nao estao planejando que
links vao estar ativos e quais vao estar bloqueados.
Normalmente, topologia de STP e' desenhada para ter o Root, nos pontos
centrais (:-) duh), e com ao menos dois switches de core como
'candidatos' para serem o root bridge.
Imagine se por exemplo voce nao faz isto, e tem algum switch de borda
(ou um Access point, so para um caso mais extremo :-), que 'calhou' de
ter o MAC menor, e ter sido eleito para root bridge..
Se voce desligar o sujeito, sua rede inteira vai reconvergir... :-)..

Obviamente, os Enterasys nao deviam ter perdido a configuracao, e isto
pode ser parte do problema..(se eles tinham o 'peso' deles configurado
para < 0x8000, e assim serem 'eleitos' root, e perderam a configuracao...)