[MASOCH-L] RES: Websense x Ironport

Cristiano Maynart Pereira cpereira at unisc.br
Fri Sep 5 11:21:23 BRT 2008

-----Mensagem original-----
De: masoch-l-bounces at eng.registro.br [mailto:masoch-l-bounces at eng.registro.br] Em nome de Jerônimo Bezerra
Para: Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help
Assunto: [MASOCH-L] Websense x Ironport

Sr*s., boa tarde.

Estou fazendo uma pesquisa para escolher entre dois grandes proxys http do mercado: Websense x Ironport. Meu interesse vai desde o básico, isto é, filtro por conteúdo, até autenticação numa base LDAP. Bons relatórios também me interessam. Filtros de malwares e vírus também.

Alguém tem experiência para ajudar a minha escolha? Eu não queria datasheets, e sim experiências de uso.

Grato pela atenção, abraços,

Jeronimo Bezerra
__

Olá Jeronimo.

Utilizo o Websense e nunca testei o Ironport, então caso ajude, vou passar minha visão do Websense.

Já estou utilizando o Websense a 2 anos e estou bem satisfeito. Tem um valor de licença elevado, mas por enquanto está compensando. Ele não funciona como proxy e sim semelhante a um sniffer espelhando as portas de saída da sua rede e interceptando as conexões que devem ser bloqueadas, podendo trabalhar junto com o Squid. Ouvi falar que a próxima versão permitirá trabalhar como um proxy.

Possui uma imensa base de páginas, que são divididas em categorias e também faz controle de protocolos. A autenticação pode ser via AD, LDAP e Radius. Ele não faz filtros de malwares e vírus, e sim páginas que contenham as pragas. Ex: usuário recebe um e-mail com link malicioso e ao clicar a página estará categorizada como site malicioso e pode ser bloqueada conforme sua política.

Nas políticas, pode-se fazer controle de navegação por cota de banda e tempo de acesso.

A parte de relatórios é realmente muito boa.

Cristiano Maynart