[MASOCH-L] RES: Dúvida que intriga com MRTG.

Cristiano Maynart Pereira cpereira at unisc.br
Tue Sep 2 08:33:59 BRT 2008

-----Mensagem original-----
De: masoch-l-bounces at eng.registro.br [mailto:masoch-l-bounces at eng.registro.br] Em nome de Fernando Cordeiro
Para: Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help
Assunto: [MASOCH-L] Dúvida que intriga com MRTG.

A todos os membros da lista, boa tarde.

Senhores, surgiu-me a seguinte dúvida enquanto configurava e testava o mrtg em alguns servidores proxy/vpn de onde trabalho.
Depois que rodei o cfgmaker para criar o arquivo principal, alterei seu conteúdo para habilitar a configuração do tun0 e da eth1 que é a interface do adsl, a interface eth0 (rede interna) já estava habilitada.
Assim que finalizei as configurações e iniciei a geração de logs, percebi que a interface eth0 (rede interna) estava mostrando os mesmo valores gráficos das interfaces tun0 e eth1 sendo que, a tun0 e eth1 estão configuradas para trazer os valores gráficos de links de 400kB (em bytes 51200, me corrijam se estiver errado) enquanto que a eth0 está configurada para mostrar os valores referente a conexão de 100MB.
Qual seria o problema desta configuração? o MRTG não deveria mostrar os gráficos com cada valor específico?
Se puderem me dizer o que pode estar ocorrendo, ou o que eu não entendi de seu funcionamento ficaria agradecido pois, pelo que procurei nos fóruns e etc, não encontrei nada de errado com a configuração.
Caso queira um exemplo de configuração que estou utilizando é só pedirem.

Obrigado desde já e fico no aguardo de alguma ajuda.

--

Olá.

Tive problemas em gerar gráficos da interface tun com o MRTG, e pelo que lembro, li algo informando que havia realmente problemas do MRTG com esse tipo de interface. Como faz um tempo, não sei se em versões mais recentes não mudou algo.

Porém, na época utilizei o NRG e funcionou perfeitamente.
http://nrg.hep.wisc.edu/

Cristiano Maynart