[MASOCH-L] Reestruturação do Provedor.

Renato Frederick frederick at dahype.org
Fri Oct 31 09:03:07 BRST 2008

Rilen,

> Mas porque o proxy seria NAT se tem duas interfaces de rede diferente?
> (eth0 = 192.168.0.0/23 e eth1 = 10.0.0.0/24 ou 189.42.0.0/28)
>
> Favor poderia me explicar como é o NAT do proxy.

Esta máquina faria NAT para clients que não possuem IP válido e normalmente,
para economia de banda, os provedores ativam um SQUID com proxy
trasnparente. Assim o servidor faz NAT e Proxy.
Este servidor também pode trabalhar como roteador, para os clientes que
exigirem ip válido.

> O cenário daqui onde trabalho, cada rede de um prédio tem um AP, que
> todos os AP's roteiam para o AP central, esse AP central é um
> equipamento com diversas placas de rede para cada transmissor, que por
> sua vez fora da rede roteiam para esse firewall que estou
> mencionando...
>
> Por incrível que pareça, todas as estações de qualquer AP's tem um
> único proxy de outro AP que funciona uma maravilha, apesar de ficar
> lenta a navegabilidade nos horários de pico.
>
> Esse cenário dura quase 3 anos.
>
> Bom, não estou preocupado com esses AP's, somente quero mudar o quadro
> [...]

Daí tem que avaliar anode está o gargalo, usar o CACTI gerenciando via SNMP
os ativos de rede é uma boa pedida.