[MASOCH-L] Reestruturação do Provedor.

Rilen Tavares Lima rilen.lima at gmail.com
Thu Oct 30 12:55:14 BRST 2008

Prezada Cristina, segue minhas dúvidas...

2008/10/30 Cristina Fernandes Silva <cristinafs.listas at gmail.com>:
> Meus humildes pitacos..
>
> - Deixaria somente os meus DNS respodendo como ip publico.
Poderia me explicar melhor o porquê disso, se fosse no DMZ liberaria
somente o protocolo UDP da porta 53, ou seja, fica atrás do firewall,
por favor me corrija...

> - Criaria NAT do firewal para os meus servidores web, e-mail, web I,
> web II, ftp, messenger , ou seja eles não terão ips publicos.
Concordo, ele tem seus ip's 10.0.0.* trabalhados com regras REDIRECT
do iptables.

> - Esse proxy (bridge) seria qual equipamento ?? solução ? applicance ??
Seria solução, atualmente uso o IPCop e penso em manter seus serviços.

> - Colocaria um firewall (FreeBSD ou OpenBSD) não usuaria o roteador
> para as regras
Pensei que o próprio firewall, será GNU/Linux Fedora de instalação
mínima, seria também o roteador, mas me dê o motivo por favor.

> - Quem controlaria a Banda dos usuarios ??
O próprio IPCop fornece Internet a 64Kbits pela através da porta 3128
para todas as estações.

> Como o bruno falou.. os usuarios devem se enxergar? se não segmentar a rede
> dependendo do modelo do AP é possivel.
Os AP's enxergam todas as redes através de um único roteador da AP
central, que por sua vez tem roteamento que não 192.168.*.* direciona
para o firewall que é roteador também para fora, por isso a sua
vantagem de permitir, por exemplo, o mensageiro instantâneo MSN sem
usar proxy para fora.

Atenciosamente!

Rilen.