[MASOCH-L] Reestruturação do Provedor.

Rilen Tavares Lima rilen.lima at gmail.com
Wed Oct 29 22:41:50 BRST 2008

Boa noite para todos.

No momento estou estudando a reestruturação da infra-estrutura do
provedor, um dos setores importantes da prefeitura municipal, do qual
sou responsável por gerenciar, controlar e manter Internet e seus
serviços (web, mail, dns, firewall, etc...) na rede corporativa.

Gostaria que avaliassem comigo a topologia que fiz em anexo (figura
jpg), segue minha dúvida abaixo.

A minha maior dúvida é o equipamento PROXY, que será instalado como
modo BRIDGE na rede interna (corporativa), porém quero avaliar junto
com vocês em relação ao desempenho e integridade dos dados que
trafegam por ali existente, qual seria a diferença se o PROXY fosse
instalada na sua interface "LAN" ligado ao switch da rede corporativa
e a WAN na dmz?

Firewall também é o próprio roteador, que será responsável pelo
roteamento da rede interna (corporativa) e a rede externa.

Obrigado pelo seu tempo.
Rilen Lima

Obs.: O setor cresceu muito e por isso sua mudança da infra-estrutura
para melhor, antes atendia para 300 estações e agora nada menos que
1300 nas diversas redes inclusive via rádio (prédios), por exemplo:
AP1 = 192.168.2.0/23, AP2 = 192.168.4.0/23 e assim por diante...

--
Atenciosamente!

Rilen.