[MASOCH-L] Medir tráfego mensal na rede

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Tue Oct 28 20:02:26 BRST 2008

Gustavo Rodrigues Ramos wrote:
> Olá Julio,

> Geralmente o impacto de performance é na hora de processar a
> informação (leia-se: gerar os gráficos/relatórios), quer seja ela
> recebida via netflow ou iptables c/ mysql. Mas é claro que tudo
> depende de escala. Já vi, por exemplo, netflow funcionando com 200
> Mbps/20kpps de tráfego sem utilizar sampling e o flow-tools/flowscan
> (já usei muito o flow-tools, pois não trabalho na arbor :-) gerando
> gráficos até que tranquilamente...

O problema na verdade do 'sampled', geralmente e' tambem que escala
estamos falando como voce falou, quando se monitora CSR1/T-640 nao da
nem para fazer unsampled, mas mesmo que fosse viavel, o hardware nao
suporta. Por isto a pergunta, 'pesado o ntop ou a 'fonte' de netflow' :-)..
Mesmo GSR, so suporta unsampled em LC bem antigos (os famigerados
engine0/1) pelo que me recordo.

> Se você puder mandar o paper, acho que seria interessante.

Na verdade, tive que abrir o paper de novo para mandar para alguem, da
uns 98% no paper
https://rcpt.yousendit.com/619686783/77b0891f5034728e74adb9743072c703