[MASOCH-L] Monitoramento Clientes

Guilherme de Freitas Figueiredo gui at maniacs.com.br
Fri Oct 17 20:19:59 BRT 2008

Welisson,

 Conforme falamos no msn, seria interessante o estudo do ipac-ng, eu mesmo o
utilizo, ele gera uma regra de "accounting" no iptables, o que eu faço eh
mapear o meu servidor web através do pppoe e salvar a parte web la, com o
intuido de nao subir nenhum outro serviço no servidor pppoe.

 Temos também o pmacct, que com ele, podemos utilizar ate o mysql para
administrar o trafego do usuario.

 Lembrando que, tudo que utiliza pcap como disse o wagner, exige que a
interface mude para o modo promiscue, além do que, para rodarmos um
bandwidthd, ntop ou algo similar, precisamos de maquinas com bom
processamento e memória.

 A vantagem do ipac-ng eh que ele utiliza do iptables para gerar os
graficos. Acho que vale a pena dar uma olhada no mesmo.

 Abraços!

2008/10/17 Welisson <welisson at conectcor.com.br>

> Estou testando o bandwidthd também, mas gostaria de deixa-lo numa maquina
> separada, tipo fazer um port mirror no switch.

[]s!

--
Guilherme de Freitas Figueiredo - gui at maniacs.com.br -
http://gui.maniacs.com.br