[MASOCH-L] Openfiler

Jean Carlos Oliveira Guandalini jean.guandalini at corp.visaonet.com.br
Wed Oct 15 11:52:37 BRT 2008

Puxa pessoal, valeu mesmo pelas dicas.
Então, deixa eu tentar explicar um pouco melhor o que tenho em mente:

<"clientes>------|
|---<servidor_aplicacao>----------|
<"clientes>------|---<servidor_director>--------|
|-----------<storage>
<"clientes>------|
|---<servidor_aplicacao>----------|

Então, esse "servidor_director" faria o serviço de LVS para os
servidores de aplicação, os dois funcionariam em balanceamento de carga
e redundância em caso de um parar de funcionar. No storage ficariam os
dados nos quais esses servidores de aplicação vão trabalhar, como por
exemplo, arquivos de e-mail, banco de dados, e etc...

Só que não seriam somente esses dois servidores de aplicação, teriamos
grupos de 2 servidores para vários serviços diferentes. Mas a idéia é
buscar as informações no storage. Os testes que rodamos aqui foi
montando um "storage" com drbd+gfs e a principio funcionou legal. Mas
queremos um equipamento com armazenamento maior. Seria um esquema de
cluster. Os testes foram utilizados o iSCSI com conexões Gigabit.

Dep. de Redes e Infra-estrutura
VisãoNet Tecnologia e Telecomunicações
0800-643-5025