[MASOCH-L] Xen e Camada 2 modelo OSI (PPPoE Server e Client)

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Sat Oct 11 23:15:25 BRT 2008

> [...]
>
>        Concentrador    -> eth0 (xenbr0) e eth1 (xenbr1)
>        Cliente         -> eth0  (xenbr1)
>
>        A idéia é fazer com que o Cliente esteja conectado na eth1 do
> Concentrador. Adicionei IP na eth1 do Concentrador e outro IP na eth0 do
> cliente e a comunicação ocorreu normalmente (pingou normal).
>
>        A zica é que, quando rolo o pppoe-server no Concentrador, e no cliente
> tento fazer uma conexão (configurando através do pppoeconf), não vejo
> requisição chegando no Concentrador. Em duas máquinas reais a requisição
> chega no concentrador (tcpdump ->  Pacotes "PPPoE  [ses 0x9312]" e etc).

 nao ficou bem claro o que vc quer fazer. Quem esta conectado na eth1?
ela ta ligada no mesmo segmento de rede da eth0? Apenas o domU vai ser
conectar ao servidor?

Falando nisso... IMHO rodar alguma coisa no dom0 fere o principio de
isolamento de recursos que se deseja alcancar ao se utilizar
virtualizacao.

>        Pela documentação sobre o modelo OSI, o protocolo PPPoE trabalha em
> cima da Camada 2 (Enlace).
>
>        A dúvida é: O suporte à rede no Xen não consegue atuar na camada 2 ou
> estou fazendo a configuração errada das interfaces do Dom0?

Me parece que o teu problema tem mais a haver com a tua configuracao
do que com o o atuar ou nao em camada 2.

--
Christian Lyra
PoP-PR/RNP