[MASOCH-L] Política de Peering EBT GBLX

Marconi Pereira marconipp at hotmail.com
Thu Nov 27 12:59:01 BRST 2008

Gurus da lista,
a política de peering EBT x GBLX faz com que pacotes da EBT em direção à GBLX sejam encaminhados via EUA. Em relação à GBLX, tenho o conhecimento de que os pacotes chegam a EBT via outros peerings (Intelig, etc.), não vão pros EUA pra chegar no Brasil.

Eu tô com uma dúvida besta em relação a TCP:
- um request (de um link GBLX) a um servidor web (em link EBT) chega através de uma pá de hops no Brasil; as respostas do webserver para esses requests voltam pelo mesmo caminho que vieram ou são lançados lá nos EUA por causa da política de roteamento? Pelo que eu me lembro de TCP, teoricamente volta pelo mesmo caminho... Alguém pode esclarecer essa dúvida? (acho que matei muita aula de redes de computadores...)

[]s

Marconi