[MASOCH-L] Problemas com mrtg / snmp

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Mon Nov 24 17:40:29 BRST 2008

Ola

Lembro vagamente que tive um problema desse tipo e a solução
foi incluir alguns módulos do net-snmp que não são incluidos
por padrão na compilação a partir do source

Eu descobri porque estava fazendo a compilação "mini-agent"
para ter o menor snmpd possivel (para usar numa distribuição
em floppy que eu mantinha tempos atrás). A parte interessante
é que alguns módulos dependem de outros e o make não controla
isso (você só vai descobrir o que funciona por tentativa e
erro, infelizmente)

Veja os módulos do source que não foram compilados e os inclua,
um deles deve ser o responsável por fazer a ponte entre o snmpd
e as interfaces do seu sistema. A configuração de alto nivel
está correta, mas o resultado (interfaces=0) indica que faltou
algum módulo de baixo nivel no seu daemon

Recordo também que não pude usar uma versão muito nova do
net-snmp porque o mini-agent dela estava quebrado, não
compilava (pode não ser o seu caso, mas vale tentar com
uma stable mais antiga, caso a nova não ache as interfaces
de jeito nenhum mesmo incluindo TODOS os módulos na
compilação)

[]s, !3runo

P.S. agora tá bem perto :-)

--- "=?iso-8859-1?Q?M=E1rcio_A._Sepp?=" <marcio at zyontecnologia.com.br>
escreveu:

> Bruno,
>

> Segui sua orientação e fiz o seguinte arquivo /etc/snmp/snmp.conf:
>
> # cat /etc/snmp/snmpd.conf
> com2sec mynetwork 127.0.0.0/8   public
> group  MyROGroup  any           mynetwork
> view  all    included  system
> view  all    included  interfaces
> access  MyROGroup ""      any       noauth    0      all    none   none
> #
>
> Agora, veja as saídas das duas views:
>
> # snmpwalk -v 1 -c public localhost system
> SNMPv2-MIB::sysDescr.0 = STRING: OpenBSD crypto.zyontecnologia.com.br 4.4
> [...]
(...)