[MASOCH-L] [Off-topic] - Fornecedor torres de radiocomunicação/solução

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Wed Nov 5 01:46:49 BRST 2008

Olá

--- Christian <chcoutinho at uol.com.br> escreveu:
> Senhores, desculpem o OT mas preciso de recomendações de fornecedores de
> solução wireless. Preciso montar um link PTP com distância de 505 metros

Apenas 505 metros? Eu nao faria wireless. Contrate uma empreiteira
(por ex. uma que preste servico pra Telesp em sua cidade mesmo),
mande cavar um duto pelo meio fio entre os 2 pontos, passe uma
fibra (essa distancia pode ser multimodo, que é mais barata, ou
então monomodo mesmo), 2 transceivers e tá pronto.

A propria empreiteira pode arrumar a licenca da prefeitura, caso
a sua seja problemática para autorizar cavar a rua. Vai pagar uma
vez só. Outra opcão seria passar postes próprios (também depende
de autorizacão da prefeitura, consulte uma empreiteira a respeito!)

> e não consigo encontrar um fornecedor de soluções que me atenda e tenha

Para wireless, torres tem a Alcance em Sorocaba, nao sei se é perto
de Piracicaba.

Para 505 metros de rádio, pode usar um Araya (20 megas dá pro que
você precisa?), ou mikrotik, ou até um par de ovislink (se o tráfego
for pequeno). Basta ter visada suficiente e não ter muita
interferência no local (o mikrotik pode ser usado para o site survey
de escolha de canal. 5.xGHz tem bastante folga para escolher um canal
e geralmente não precisa de licenca - consulte a resolucão 506/08
da Anatel a respeito de uso de frequências não licenciadas para saber
mais)

> um bom custo-benefício. Já estou cogitando contratar uma empresa pra
> montar a torre, outra pra fazer a infra, outra pra instalar o rádio, etc.

Com certeza desse jeito sai mais barato que uma firma só pra tudo

[]s, !3runo Cabral