[MASOCH-L] Bloqueio a determinados sites

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Nov 3 22:04:50 BRST 2008

Ricardo Rodrigues wrote:
> [...]
>
> - Não gera overhead significativo nos equipamentos de rede (firewall/roteador)
> - É imune a mudanças nos endereços IP do site
> - Bloqueia somente o site desejado, mantendo o acesso a outros sites
> que estejam hospedados no mesmo endereço IP
> - Apresenta excelente escalabilidade, podendo bloquear milhares de domínios
> - Ao invés de simplesmente impedir o tráfego de pacotes para o site
> bloqueado, o DNS permite você direcionar os usuários para um endereço
> IP controlado por você de forma a apresentar uma página explicativa ao
> usuário que está tentando o acesso ao site bloqueado.

Sugiro primeiro definir qual a necessidade de negocio, antes de fechar
em uma solucao tecnica.."Qual o problema que voce quer resolver"..

Note que ele mencionou bloquear o site imediatamente, isto quer dizer
que alguem que esteja ja conectado, poderia continuar conectado ? E os
caches de DNS dos clientes ? e por ai vai. Se exite alguma repercursao
legal por exempo, seria interessante entender "o que" ele quer fazer
antes de mais nada.
Existem  ISPs que conheco que fazem isto para bloqueio por exemplo  de
phishing, ja que, as vezes, o  URL do phishing e'  baseado em IP
(nojento nao ? com tanto fast flux por ai, e vem algo assim arcaico :-)..