[MASOCH-L] Mensagens categorizadas como SPAM
Tukso Antartiko
tukso.antartiko at gmail.com
Wed May 28 21:30:55 -03 2008
> como empresa.com não tem registro SPF, uma política default razoável é
> verificar se a mensagem vem do MX dela, que no caso é 74.53.172.2, que é
> diferente de 200.176.10.20. conclusão: é spam ou o agente de usuário do
> remetente está configurado errado, remetendo direto ou por relay inadequado,
> quando deveria usar o relay 'oficial' de seu domínio. eu rejeito mensagens
> assim, ainda no cabaçalho, nem recebo o corpo da mensagem.
>
>
Aconselho que nunca sigam minhas sugestões, mas como pode aparecer alguém
procurando orientação, que não esteja analisando o assunto profundamente,
apresento uma opinião divergente para ser balanceada: Quanto mais diversas
forem as medições (positivas e negativas) aplicadas a uma mensagem, mais
constante tenderá a ser o seu resultado, o que pode facilitar a redução dos
falsos positivos.
Usar apenas SPF (com ou sem outra regra "deveria ser assim") sem analisar
outros fatores, como o conteúdo da mensagem, pode levar a problemas como o
seguinte:
Sem muitos detalhes, certa vez um funcionário que cuidava de um servidor de
email que usava, decidiu aplicar a regra "SPF or die". Não sei quantos
falsos positivos ele eliminou, mas um email em particular, similar a outros
que costumeiramente passavam nos filtros, foi bloqueado por SPF e deu tanto
problema que nunca mais vi o sujeito.
Esta outra regra sugerida pode ser tão danosa quanto, já que, inclusive pela
necessidade de filtrar spam pelo conteúdo, muitos preferem distribuir a
infraestrutura, mantendo o MX onde a banda seja disponível e barata.
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