[MASOCH-L] RES: Fixar IP por usuario

Renato Frederick frederick at dahype.org
Fri Mar 28 07:14:52 BRT 2008

Creio que o ideal, seguindo os conceitos citados pelo Lao seria autenticar o
PC via um certificado, usando ipsec, O que garantirá que um "meliante" não
use o seu notebook fora dos padrões da empresa e o conecte na rede e depois
autenticação de usuário para garantir o acesso aos serviços da rede.

Aí sim pode ser usado radius.

Mas realmente, ter uma estação eu muda de IP a todo momento é meio estranho,
imagine o DNS, vai ficar poluído com entradas antigas, a resolução de nomes
para utilizar recursos vai ficar confusa.

Pode-se usar como já foi falado 802.1x junto ao switch para garantir a
confiabilidade da estação.

Mas realmente é importante fazer a distinção de usuário/máquina seguindo o
modelo OSI, senão fica muito confuso.

A bem da verdade, a questão seria, o que você precisa controlar ou auditar
que tem que ser feito pelo IP e não pelo nome de usuário? Acesso a web pode
ser feito pelo squid/ISA integrado ao AD, acesso a arquivos pode ser usada
auditoria na Police do AD. E por ai vai.