[MASOCH-L] RES: VPN back-to-back em ISA Server

Renato Frederick frederick at dahype.org
Sat Mar 1 22:49:09 BRT 2008

Tenho VPN com o ckeckpoint e com o openvpn. O segundo é muito fácil de
configurar além de ter clients para muitos "sabores" de OS.

O ckeckpoint conversa OK com outro checkpoint(óbvio) e com clientes
IKE/IPSEC/racoon, este site me ajudou a afinar algumas configuracoes no
fw-1:

http://www.fw-1.de/aerasec/ng/vpn-racoon/CP-VPN1-NG-Linux-racoon.html

Já tive muitos dissabores com pptp aqui em casa, uma latência alta e ele
desconectava, uma perda de pacotes significativa e ele desconectava, alguns
NAT não repassam o GRE, via GPRS não fechava o túnel e por aí vai.

Como seu uso é básico, use o openvpn conforme indicado, talvez nem precise
usar certificados, coloque uma porta para cada cliente conectar com
login/senha.

Abraços!