[MASOCH-L] Sendmail e gerenciamento de filas

Marconi Pereira marconipp at hotmail.com
Thu Jun 12 11:36:10 BRT 2008

Gurus da lista,
trabalho com uma pá de servidores de email, Microsoft based. O IIS SMTP Service é original do Windows 2000. Ele não foi modificado no lançamento do Windows 2003. Instalei o Windows Server 2008 e fiquei surpreso ao ver que o SMTP não evoluiu, tanto que para gerenciar, ele carrega o IIS 6 em módulo de compatibilidade e não utiliza o IIS7 para tal.
Isso me assusta, uma vez que há praticamente 8 anos que vejo problemas nessa plataforma + degradação de performance no tipo de partição NTFS. Já observei que a partir de 70.000 itens no PICKUP, o IIS praticamente pára de enviar emails.

Estou pensando em montar um laboratório com sendmail ou postfix baseado em alguma distribuição de unix/linux confiável, que não me dê mais dor de cabeça do que já tenho.

Perguntas:

1) Existe algum módulo ou biblioteca em linux/unix que se comunique com Microsoft SQL Server de modo que eu compile e acople um serviço ao Sendmail/postfix de forma a capturar os eventos transacionais de envio de email e lance para um banco de dados em tempo real?

2) Caso não, o sendmail mantém um verbose log de tudo o que acontece na transação de envio? Quero manter isso em disco e exportar de 1 em 1 hora para um serviço (em Windows) que vai consumir esse log e lançar num banco de dados (SQL Server 2005).

3) O sistema de arquivos do unix/linux em conjunto com o sendmail/postifx tem desempenho pra continuar no rip de envio sem perder performance? Se por acaso eu lançar 400 ou 500 mil mensagens numa fila, ele atura a pressão?

4) Como eu monitoro a "saúde" de um SMTP Server? Ele lista a quantidade de arquivos numa fila de envio, ele mostra a vazão de emails por períodos de tempo? Lembrem-se que listar um diretório de tempos em tempos (principalmente se ele tiver mais de 50 ou 60 mil itens) inviabiliza qq iniciativa nesse sentido, não importando o sistema de disco ou partição. Eu preciso saber dos meus 10 ou 20 servidores, qual está com saúde melhor, pra poder utilizá-lo.

5) Sendmail/Postfix suportam filas diferentes, com prioridades específicas? Se sim, ele pode separar filas específicas com endereços IP diferentes? Quero poder determinar que o email X tem uma prioridade maior (e consequentemente uma vazão maior) do que o email Y, cuja vazão tem que ser menor e sair por um outro IP diferente. É possível fazer throttling de filas diferentes no mesmo SMTP Server?

Agradeço a todos que puderem contribuir!

Abraços,
Marconi