[MASOCH-L] balance...

Renato Frederick frederick at dahype.org
Fri Jun 6 13:35:00 BRT 2008

Marco,

Se o cliente abre nova janela, com o roundrobin jogando cada conexão para
cada servidor definido no pool, provavelmente esta nova janela, partindo de
uma porta de origem diferente, vai cair em outro servidor.

Se você usa por exemplo sessão de PHP, e cada servidor vê a sessão de uma
maneira diferente, quando a requisição chegar a um servidor diferente, você
terá estes problemas.

Veja só:

http://www.hinst.net/modules.php?name=News
<http://www.hinst.net/modules.php?name=News&file=article&sid=4>
&file=article&sid=4

"If your web site uses other data sources for storing information, such as a
database or PHP sessions, you'll need to set up a way for each node server
to share the information. For a database, this is easy – simply set all of
the nodes to connect to the same database server and use the same database
(assuming the database solution you're using is a multi-user server solution
like MySQL or PostgreSQL)."

Dou por exemplo o que aconteceu comigo:

O horde/imp(webmail) armazena sessão no disco. Se houver roundrobin, o 2o
servidor não terá o arquivo de sessão, exigindo que o usuário autentique de
novo. Para sanar isto, ele tem opção de salvar sessão em mysql, o que
resolve.

Tive esta experiência com o horde e roundrobin e talvez possa te ajudar