[MASOCH-L] RES: Alto uso de CPU no cisco 2500

Livio Zanol Puppim livio.zanol.puppim at gmail.com
Tue Jul 22 11:10:26 BRT 2008

Infelizmente a compra de um outro roteador não é possível senhores...
Eu trabalho para o governo e esta não é uma solução viável... :(.

Em relação ao upgrade de IOS para poder utilizar CEF e assim eliminar
o número de "spikes" gerado pela execução do cache ager de tempos em
tempos, é uma alternativa mas tenho que analizar a quantidade de
memória flash e RAM disponíveis no mesmo para realizar o upgrade.

Será que consigo mesmo um IOS novo sem nenhum custo adicional? O que
temos aqui neste 2500 é muuuuuuuito velho. Prefiro nem falar para não
expor as 400 mil vulnerabilidades que ele deve ter.

Rafael, você ta comparando o 7200 com o meu 2500.. hehehehehe.. Têm
alguns passos a serem seguidos para melhorar a performance do roteador
e minimizar o uso de recursos, como a implantação do CEF no lugar do
roteamento por processo como é usado no meu 2500. Acredito que no caso
específico desse nosso 2500, ainda é possível achar uma solução viável
de configuração. Também temos aqui o caso de outro router que
realmente está super-utilizado e mantém 100% do CPU o tempo todo
prejudicando massivamente os serviços que dependem dele. Mas este é
outro caso...

Aproveito para falar que na tabela de rotas não contém rotas
específicas para hosts da rede... O que acontece é que na tabela FIB o
processo adiciona as rotas de cada host para possibilitar um
roteamento mais ágil, e não mantém somente subredes na tabela, o que,
na minha opinião, é um disperdício de recursos, e o rapaz que desenhou
esta solução não devia bater bem da cabeça, visto que a tabela é TODA
limpa de tempos em tempos (e não num 'expire date' para cada
entrada)...

Obrigado a todos pelas respostas

[]'s
Lívio Zanol Puppim