[MASOCH-L] novo serviço NTP do NIC.br e site www.ntp.br

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Sat Jan 26 16:06:36 BRST 2008

Prezados,

On Mon, Jan 21, 2008 at 01:46:28PM -0200, Antonio M. Moreiras wrote:
> Gostariamos de anunciar que o novo serviço de NTP do NIC.br, o NTP.br,
> está em funcionamento.

Parabens ao NIC.br pela iniciativa. Realmente, bons servidores NTP eram
algo que faziam falta aqui no BR: mesmo c/ o servidor do ON estando
topologicamente muito mais proximo na Internet, normalmente recebia
avaliacao PIOR do algoritmo de selecao do NTP do que varios servidores
no Exterior.

Inclui os tres servidores indicados no email abaixo na configuracao
do meu NTP master server ha' menos de 30 minutos e *todos* ja' estao
sendo classificados como "synchr", sendo um deles (o b.ntp.br)
selecionado como "sys.peer"... enquanto isso o bom e velho (ou seria
ruim e velho? :-)) pcdsh05.on.br do ON esta' desclassificado pelo
algoritmo como "outlyer".

Ficam duas sugestoes:

1) A exemplo do que ja' e' feito pela turma do ntp.org la' fora,
   definam no DNS algo como "pool.ntp.br", que devolva os IPs dos
   tres servidores (naturalmente com a ordenacao variavel em "round
   robin", o default dos nameservers normalmente ja' e' este): desta
   forma, voces poderao recomendar que os usuarios "domesticos"
   simplesmente configurem "pool.ntp.br" em seus equipamentos e com
   isso ganha-se distribuicao de carga e redundancia automatica entre
   os N servidores.

2) Permitam o acesso aos servidores "Stratum 1"... concordo que
   normalmente "Stratum 2" ja' e' mais do que bom o suficiente,
   mas os timekeepers maniacos como eu :-) sempre ficam mais
   felizes quando podem ao menos verificar como esta' a situacao
   dos "Stratum 1".

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)