[MASOCH-L] Controle MSN - solução

Felipe Kellermann stdfk at terra.com.br
Tue Jan 15 21:56:13 BRST 2008

On Tue, 15 Jan 2008 9:33pm  -0200, Edison Bortolin wrote:

> É um projeto open source que funciona como proxy transparente para o MSN.
> Além de salvar os logs das conversas em um Banco de Dados MySQL, ele também
> permite bloquear: contatos, transferência de arquivos, visualizar as imagens
> de utilizador, emoticons e mais um monte de coisa. Já possui um interface
> web (php) para acesso ao log e para configurá-lo.
>
> É uma boa solução aberta que pode concorrerr com as soluções proprietárias
> (e caras) que estão a venda no mercado brasileiro.

Vai parecer propaganda, mas não é a intenção...

Existe um fornecedor de produtos relacionados a rede e segurança que tinha
necessidade de um software para controle de aplicativos (MSN, Jabber, HTTP
e outros).  Foram testadas algumas propostas abertas/livres para talvez
serem melhoradas, ou então produtos fechados para eventualmente serem
integrados, mas não apareceçam propostas gerenciáveis, abertas, que sejam
bem integráveis, funcionais, etc.

E há um tempo eu escrevi um software chamado SOCKSArmor para ser uma base
para desenvolvimento de controladores de protocolos.  Baseado em plugins,
como primeiro plugin escrito eu fiz o de "MSN" (MSNP), para depois irmos
crescendo com outros.

Todo o desenvolvimento foi feito de forma fechada e ainda é fechado, mas
quem financiou o projeto *tem* interesse em abrir o projeto em breve; não
trata-se de uma questão simples -- precisa ser feita da forma correta, e
existem poucos casos similares no Brasil.

Desde o início, houve uma separação entre projeto o "core", que tem por
objetivo ser aberto e livre (talvez usando duplo licenciamento).  E hoje
estão sendo escritos outros plugins para controle e outras coisas, e a
questão de licenciamento sendo estudada (os projetos têm ainda bem pouco
tempo de vida).

O projeto "daemon" desenvolvido pelo pessoal é este:

  http://www.socksarmor.org/trac

Quem comercializa o software é a empresa que financiou o projeto:

  http://www.trevio.net/trevio/

Tem algumas features bem interessantes (foi todo escrito com um esquema de
eventos, alertas, etc).  Mas como uma questão interessante do "daemon" é
que foi definido um protocolo, descrito, e o aplicativo de gerenciamento
foi escrito fazendo uso deste protocolo.  Junto, uma API para .NET (2.0)
foi escrita, permitindo coisas tipo isto:

  http://www.socksarmor.org/trac/wiki/DevArea/API/Snippets
  http://www.socksarmor.org/trac/wiki/DevArea/API/Snippets/SocksArmor/WatchesCreation

Que no final acaba sendo tudo uns pedidos em um protocolo "meio-HTTP" que
foi definido, e que está sendo abstraído agora em outras linguagens (como
Python e Perl)...

  http://www.socksarmor.org/sar.pdf

Espero não ter parecido como uma propaganda... ;-)

Tem algumas questões técnicas interessantes envolvidas.

Felizmente, quem financiou o projeto foi "legal" o suficiente para deixar
que fosse feito todo um estudo, uma escrita/formalização de um protocolo
aberto, e que ainda fosse feita uma divisão de projeto para eventualmente
ser feito um licenciamento aberto do daemon.  Eu sequer sei os preços que
cobram, mas talvez, para empresas que possam pagar por uma solução, seria
esta a minha recomendação (totalmente biased).

--
Felipe Kellermann