[MASOCH-L] cabo de rede em Y

Galassi - Arielo ti at arielo.com.br
Wed Jan 2 14:12:16 BRST 2008

essa eu ja fiz e funciona sim...

em caso de extrema emergencia....rs....

----- Original Message -----
From: "Leonardo Rodrigues Magalhães" <leolistas at solutti.com.br>
To: "Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help"
<masoch-l at eng.registro.br>
Sent: Saturday, December 29, 2007 7:42 AM
Subject: Re: [MASOCH-L] cabo de rede em Y

Hamilton Vera escreveu:

> Uma outra gambiarra que voce pode procurar são conectores em Y para RJ45.
>
> http://www.softarena.com.br/produto.asp?produto=1978&dep=7
>
> Nem sei se funciona direito.

    Eu já vi essa coisa ai funcionando, mas a idéia não é bem essa de
'ligar no switch' não. A idéia desse Y ai é pegar um ponto de uma rede
estruturada e fazê-lo virar dois pontos.

    Como ??? A idéia parte do princípio que o cabeamento estruturado
utiliza os 4 pares do cabo de rede, enquanto uma máquina mesmo só
precisaria de 2 pares pra funcionar a rede. Então vai um Y de um lado
(lá na tomada que vai atender os 2 usuários) e outro Y desse lá na porta
dessa tomada no patch panel. Eles vão remapear os pares de cabos e
realmente fazer 2 cabos 'passar' dentro de um fio de 4 pares.

    Do ponto de vista do switch não existe diferença nenhuma, pois o Y
no patch panel voltará ele pra 2 cabos normais e serão esses 2 cabos que
serão ligados ao switch. Em momento algum esse Y vai ligado ao switch
e/ou um único cabo vai ao switch. Esse Y **NAO** tem função de
switch/hub, ele só tem essa função de remapear os fios não utilizados do
cabo.

    Claro que é uma solução gambi total. Mas no desespero, se não der
pra cascatear outro switch lá na ponta ... até que quebra o galho.

--

Atenciosamente / Sincerily,
Leonardo Rodrigues

gertrudes at solutti.com.br