[MASOCH-L] Envio de News letter

Marconi Pereira marconipp at hotmail.com
Fri Feb 15 01:00:26 BRST 2008


Além dessas informações do Danton, acrescento outras:
- reverso do IP do mailserver configurado corretamente no DNS (se vc tiver uma classe C inteira e o DNS Server está nas suas mãos, menos mal; se você tiver classe fracionada, deverá entrar em contato com seu provider para que ele publique a zona reversa no slave dele e o seu DNS master atualiza. Ou então o teu provider publica logo direto. A maioria dos SMTP servers do mundo fazem checagem de reverso. 
- 3.000 emails é um volume desprezível. Dependendo do teu link, isso sai num suspiro.
- DomainKeys: como você usa ambiente *nix, pode implementar domainkeys. Isso dá uma chance maior desses emails caírem no inbox, já que existem headers de autenticação; fora isso, é uma maneira de suas mensagens não serem consideradas phishing; para quem recebe o email, é transparente. 
- bounce:existe hard bounce (erros 5.x.x) e soft bounce (4.x.x). Os erros permanentes (usuário não existente, não existe MX no domínio, etc.) devem ser tratados diretamente: arranca o email da base. Os erros temporários (caixa cheia, greylisting, etc.) são menos chatos de lidar;
- evite abrir zilhões de conexões simultaneamente. Os SMTP Servers no mundo não gostam disso. No máximo, bota umas 15 ou 20 mensagens por conexão.
- devido a essa característica, o tratamento dos erros é importantíssimo. Se o SMTP server abre uma conexão e despeja uma pá de emails (e se ele tiver antispam configurado) e se os primeiros emails derem muito erro (tipo: usuário não existe), após alguma taxa predeterminada de erros consecutivos, e os emails restantes daquela conexao nunca chegarão nas caixas de destino, mesmo que sejam reais.
 
Bom, no geral é isso. Boa sorte!
Abraços
Marconi



> Date: Thu, 14 Feb 2008 17:01:14 -0200> From: danton at inexo.com.br> To: masoch-l at eng.registro.br> Subject: Re: [MASOCH-L] Envio de News letter> > On Thu, 14 Feb 2008, Lucio de Aquino Marinho wrote:> > > Estou com uma duvida cruel , um dos nossos clientes está pretendendo> > realizar um envio de uma newsletter com mais ou menos 3 mil assinantes a> > cada 15 dias . Teoricamente todos estes assinantes concordaram em receber> > estas mensagens , agora a duvida : Como permitir que esse cliente envie as> > suas mensagens , sem que isso seja classificado como spam ? Existe algum> > mecanismo para que isso seja evitado ? como mandar um pouco de cada vez ,> > existe algum programa ou script . Lembro de ter visto em algum local uma> > maneira da pessoa se retirar da lista e assim evitar problemas .> >> > Uso o qmail no servidor .> > o qmail tem um gerenciador "natural" de listas, o ezmlm+idx. funciona bem, > remove automaticamente da lista destinatários inalcançáveis.> > não há como distinguir um boletim assim de spam, provavelmente você não > vai conseguir entregar a uma fração dos seus destinatários. paciência, mas > algumas providências para que as mensagens cheguem com mais chance são:> > envie os boletins de um endereço IP que esteja listado como permitido em > um registro SPF para o domínio da lista. isso mostra que não está saindo > de spambot.> > inclua cabeçalhos de que se trata mesmo de lista. alguns agentes de > usuário sabem tratar esses cabeçalhos e produzem instruções corretas para > desinscrever da lista, obter ajuda, etc. curiosamente um que funciona bem > nisso é o pine!> > coloque um From: e Reply-to: que façam sentido e que caiam em caixas > postais reais que serão tratados por homo sapiens.> > mantenha abuse at dominio funcionando para receber reclamações e prover > explicações.> > prefira o texto em texto raso (text/plain) embora você receberá pressão > dos marqueteiros para ter html cheio de frescura. text/plain tem muito > menor chance de ser taxado de spam. não coloque anexos de jeito nenhum e > limite o tamanho das mensagens a poucos K (para seu próprio bem).> > certifique-se de que os endereços na lista são rfc-2822 compatíveis. já vi > muita lista assim coletada de formulário em site com todas as formas > possíveis de escrever errado um endereço eletrônico. um mero 'sed' com > expressão regular bem feitinha resolve isto.> > e, principalmente, tente convencer o cliente que isto pode ser uma faca de > dois gumes (ou dois legumes), que não é bem aceito em boa parte da > comunidade da internet, etc. e certifique-se de que a lista dos 3 mil > realmente é voluntária. senão não demora dois boletins para o IP do > servidor remetente ir parar na spamhaus e similares.> > por fim, qmail é um traste para enviar listas, pois ele não junta > mensagens para um mesmo domínio em uma única sessão. para cada > destinatário vai uma mensagem individual.> __> masoch-l list> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
_________________________________________________________________
Need to know the score, the latest news, or you need your Hotmail®-get your "fix".
http://www.msnmobilefix.com/Default.aspx


More information about the masoch-l mailing list