[MASOCH-L] Acesso remoto

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Mon Feb 11 16:17:14 BRST 2008

Alexandre Augusto escreveu:
> Pessoal,
>
> Tenho um problema de acesso remoto e preciso de dicas de como resolver essa
> situação:
>
> Tenho usuários em quase todos os estados brasileiros que precisam acessar
> minha rede (VPN) de qualquer lugar.
> Eles possuem cartões de acesso a Internet como ZAP, cartão claro e etc e a
> partir daí, fecham VPN e pronto.
> problema 1- a conexão é impraticável na maioria das regiões Brasileiras e a
> "VPN literalmente não para em pé" devido a lentidão da conexão

    Tenho alguns clientes que utilizam VPN em cima dessas conexões
celulares também. Não é nenhuma Brastemp como você deve estar careca de
saber .... mas pelo menos tem atendido à contento meus clientes. Talvez
você pudesse verificar alguns parâmetros do seu serviço VPN, fazer algum
ajuste nos seus timeouts e keepalives para tentar manter a VPN em pé por
mais tempo, mesmo numa condição não ideal de rede.

> problema2 - em alguns estados/regiões o serviço não é oferecido.
>
> Necessidade - O usuário precisa acessar de qualquer lugar (de Roraima ao
> Rio Grande do Sul) sem depender de telefone fixo

    O que te daria maior mobilidade sem dúvida nenhuma seriam esses
acessos de operadora celular. Se não pode depender de fixo e não pode
contar com celular, você vai ficar certamente amarrado à soluções locais
em cada uma das cidades que estiver. Mas fico pensando ..... se não tem
nem rede de dados celular, será que vai ter alguma rede wireless de
provedor, por exemplo ?? Provavelmente não.

    Se não tiver rede de dados de celular, acho que vai ser inevitável
que você aceite a idéia de depender de telefone fixo. Monte um RAS e
jogue um número 0800 nele .... mas não depender de telefone fixo num
lugar que nem rede de dados celular têm, vai ser bastante complicado.

> Existe algum serviço que eu posso buscar que resolveria esse problema???

    Talvez existe em cada cidade ... mas eu imagino que a sua idéia,
dada a distribuição geográfica dos seus usuários, é trabalhar com poucas
soluções/fornecedores. Nesse caso, imagino que não existam muitas opções
não.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues