[MASOCH-L] Redes sem fio: segurança ( mito e realidade ) e empresas especializadas idôneas. Dúvidas.

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Thu Feb 7 18:51:16 BRST 2008

Pessoal,

     Gostaria de ajuda em dois problemas básicos: levantar questões
sobre segurança de rede sem fio e buscar empresas especializadas no
assunto, para evitar compra de serviços/equipamentos que não atendam
ao esperado ou apresente problemas de sinal, capacidade de expansão,
capacidade de roteamento de pacotes, etc, ou que eu acabe sem suporte
depois de instalado, tanto para o serviço quanto para o equipamento.

     A idéia é a seguinte: há vontade (entenda-se: demanda não
obrigatória mas pressão do mercado interno e externo) de usar ( em uma
faculdade ). No entanto, apesar dos novos protocolos, sempre "pipoca"
alguma notícia na internet com relação a problemas de segurança com
tais protocolos/estruturas. Pessoalmente eu não "gosto" nem "confio"
em redes sem fio, devido ao fato de se ter, digamos, pouco controle
sobre onde o sinal está indo e quem está recebendo. Nos poucos testes
que fiz com APs, a impressão que tive foi a de disponibilizar um
switch na janela.

      Percebi que o fato de eu acreditar nisso tem interferido no
processo de dar vazão àquela "vontade" de usar a tecnologia, tendência
essa que eu mesmo quero mudar e tentar direcionar o assunto o mais
profissionalmente possível, ou seja, se há possibilidade de usar com
alguma segurança, então há que se pesar fortemente a "vontade" em
relação ao risco oferecido. Resumindo: não quero que só porque eu
penso dessa forma a tecnologia não seja usada, mas se tiver que ser,
então que o seja da forma adequada e dentro das melhores práticas
possíveis.

     Além do aspecto segurança, o ambiente em questão tem alguns
prédios, alguns andares em cada e muito concreto e muita parede grossa
para atrapalhar o sinal, logo, preciso de uma empresa que seja capaz
de efetuar os cálculos corretos para que os pontos sejam atendidos de
forma adequada.

     O único caminho que achei razoável: buscar ajuda especializada.

     Por favor, qualquer dica, sugestão de leitura e, principalmente,
sugestão de empresas idôneas e sólidas será muito bom. Se for
necessário, por qualquer razão, por favor, enviem diretamente para o
meu e-mail.

     Agradeço pela atenção.

Cássio