[MASOCH-L] Mail e BD virtualizados

Juliano Primavesi - Cyberweb Networks juliano at cyberweb.com.br
Tue Dec 2 09:45:54 BRST 2008

Conheço um trabalho de conclusao de graduação que chegou à mesma conclusão.

O fator é performance, gerado bsaicamente por IO no caso do email e
processamento no caso do banco de dados.

É claro que isso tudo foi concluído em um ambiente de testes, onde no
ambiente virtualizado, para banco de dados (mysql) e e-mails, houve
perda de quase 40% de performance em relacao ao nao-virtualizado.

Se tu tiver um pequeno banco de dados e um pequeno servidor de e-mails
para o setor administrativo da tua empresa, Virtualize! Se for para um
site de e-commerce onde o fator velocidade é fundamental, não é
recomendável. Pelo menos deixe o banco de dados de fora.

Agora, se for para virtualizar email + banco de dados, nao precisa
virtualização: coloque ambos na mesma maquina compartilhando recursos e
voce tera um ganho maior.

Juliano