[MASOCH-L] Vírus enviando spam

Welliton Sá welliton at infonet.com.br
Fri Aug 29 17:09:17 BRT 2008

Prezados,

administro um servidor de e-mails e recentemente comecei a ter
problemas com muitos spams. Após análise das mensagens, identifiquei
que as mensagens estavam sendo enviadas pela máquina de um cliente
meu, provavelmente contaminada com vírus, que despejava milhares de
e-mails em poucos minutos no meu servidor, e-mails com conteúdo
variável e sem nenhum padrão. Dessa forma, não consigo criar filtros
no spamassassin. A primeira vez que o problema ocorreu, após várias
tentativas de remoção de vírus e spywares da máquina do cliente, tive
que mandar formatá-la. A questão é que o problema voltou a ocorrer,
dessa vez solicitei ao cliente que trouxesse o PC ao nosso laboratório
para tentarmos identificar e remover esse vírus. Fiz algumas análises
durante o momento em que o PC estava enviando as mensagens e não
consegui identificar nenhum processo ou conexão TCP suspeita. Pelo
netstat, não é exibida nenhuma conexão ativa, utilizei o curport e ele
não conseguiu identificar nenhum processo usando smtp, não exibiu
sequer uma conexão em uso.
Estou recorrendo aos amigos da lista pois já estou sem opção, não
posso simplismente manda formatar a máquina de todos os clientes que
pegarem esse vírus. Alguém na lista já passou ou está passando por
problema semelhante?
--
Atenciosamente,

Welliton Sá