[MASOCH-L] Proxy linux + net virtua

MARLON BORBA MBORBA at trf3.jus.br
Tue Aug 26 14:56:39 BRT 2008

Tenho uma teoria; corrijam-me se eu estiver errado.

O "cable modem" possui um servidor DHCP interno, que faz os "leases" à
estação-cliente (no seu caso um Linux); além disso, o próprio "modem"
obtém seu endereço IP do equipamento do provedor.

Acho que o tempo de expiração dos dois "leases" é muito longo e por
essa razão o reinício total do Linux ou do "cable modem" é necessário
(neste último caso, às vezes, não é suficiente "ressetar" o "modem", mas
acionar o Callcenter da NET para que eles "expirem" manualmente o
empréstimo DHCP ao "modem").

Solução? Se o problema está no empréstimo DHCP da NET para o "modem"
não há muito o que fazer, exceto ressetá-lo ou acionar o Callcenter;
se a falha está no Linux, acho que um comando dhclient -r resolve:

"       The  client  normally  doesn’t  release  the current lease as
it is not
       required by the DHCP protocol.  Some cable ISPs require  their
clients
       to  notify  the  server if they wish to release an assigned IP
address.
       The -r flag explicitly releases the current lease, and once  the
 lease
       has been released, the client exits." [1]

[1] http://www.linuxcommand.org/man_pages/dhclient8.html

--

Abraços,

Marlon Borba, CISSP, APC DataCenter Associate
Técnico Judiciário - Segurança da Informação
IPv6 Evangelist
TRF 3 Região
(11) 3012-1683
--