[MASOCH-L] Graficos, Mapas de Rede e Alarmes

Livio Zanol Puppim livio.zanol.puppim at gmail.com
Mon Aug 25 08:16:45 BRT 2008

Giuliano,

o CACTI nada mais é que um front-end para o RRDtool (responsável por
gerar os gráficos e obter os dados para o mesmo).

Realmente, o PHP Weathermap é, na minha opinião, a melhor ferramenta
para gerar os mapas. Existem outras, porém não as considero tão
completas quanto o PHP Weathermap.

Quanto a ferramentas para gerar alertas, o plugin thold faz isto sim,
porém, caso a quantidade de itens monitoráveis seja grande e envolva o
monitoramento de servidores e serviços também, recomendo a utilização
do NAGIOS (www.nagios.org - Meu preferido) ou do Zabbix (relativamente
novo). O Nagios é bastante robusto e aceita monitoramento distribuido
com vários pontos de monitoramento, e já vi casos de sucesso com até
5000 hosts. dá uma olhada nos scripts de checagem que existe em
www.nagiosexchange.org para ter idéia da infinidade de possibilidades
do nagios.

[]'s

Lívio Zanol Puppim