[MASOCH-L] PPPoE

Filipe Alvarez filipealvarez at gmail.com
Fri Aug 22 10:11:05 BRT 2008

2008/8/21 Eduardo Schoedler <eschoedler at viavale.com.br>

> Porém uma afirmação de um outro admin que está em processo de migração para
> pppoe me deixou muito pensativo.
> Ele disse que economizaria 20% de backbone fazendo essa conversão, mesmo
> com
> o overhead do protocolo.
> Isso é verdade ? Porque isso acontece ?

Vamos imaginar que você tem o ip xxx.xxx.xxx.25/32 limitado
via HTB a velocidade de 512Kbits.
Devido ao overhead do PPPOE, a conexão "real" para o cliente
será de 446 Kbits (12.8% de overhead).
Portanto isso pode fazer diferença no consumo do link WAN
caso você tenha muitos clientes.
Inclusive tem provedor que configura a velocidade do cliente
adicionando os 12% de overhead para que o cliente tenha
o que realmente contratou, o que eu acho muito legal.
Antigamente o provedor onde eu trabalho usava amarração ip/mac
igual você e minha primeira missão no novo emprego foi realizar a migração
para pppoe-server+freeradius+mysql.

[]s
Filipe Alvarez.