[MASOCH-L] PPPoE

Eduardo Schoedler eschoedler at viavale.com.br
Thu Aug 21 16:43:56 BRT 2008

Olá Senhores.

Hoje eu administro a rede de um provedor wireless. Ela é toda em bridge, com
ips "válidos" nos clientes.
Possuímos muitos clientes, e o controle é feito de uma forma muito amarrada,
descentralizada e, portanto, trabalhosa (ip/arp).

Eu tenho um projeto de converter os clientes para PPPoE.
Sei que é um pouco melhor, pois o próprio protocolo é imune a broadcasts.
Porém não sei mais o que eu ganho com isso.
É uma coisa que me intriga, pois todas as operadoras de ADSL trabalham dessa
forma.

Porém uma afirmação de um outro admin que está em processo de migração para
pppoe me deixou muito pensativo.
Ele disse que economizaria 20% de backbone fazendo essa conversão, mesmo com
o overhead do protocolo.
Isso é verdade ? Porque isso acontece ?

Quem puder me ajudar nesse sentido, agradeço muito.

Forte Abraço!
Eduardo.