[MASOCH-L] RES: Google Apps
Leonardo Rodrigues Magalhães
leolistas at solutti.com.br
Tue Sep 18 09:13:56 -03 2007
Lao DanTong escreveu:
> On Mon, 17 Sep 2007, Hamilton Vera wrote:
>
>
>> Se voce quer controle do servico, coloque um servico interno ou
>> contrate um provedor de servicos melhor.
>>
>> Nao aconselho voce colocar um servico critico em uma estrutura
>> que voce nao tem controle e nenhum outro vinculo contratual|tecnico.
>>
>
> concordo plenamente com Hamilton. internalize ou contrate um provedor
> de verdade. Terra é para uso doméstico.
>
> não é tão difícil ter seu próprio servidor e mesmo que voce contrate o
> serviço de terceiro é bom saber como funciona.
Uma outra grande vantagem que eu não vi ninguém citar é a questão de
backups.
É fato que a maioria dos usuários checa seus emails em POP3 e,
portanto, suas caixas no servidor ficam zeradas. É fato também que quase
nunca backups são feitos dos dados armazenados nas estações dos usuários.
O que acontece então quando uma estação do usuário pifa HD, corrompe
alguma coisa no Outloko ..... pimba, o cara perdeu todos emails.
Eu tenho trabalho ultimamente com servidores de correio na rede de
diversos clientes. E vários usuários checam seus emails através de IMAP4
e não POP3. Com isso, eu tenho todas as mensagens armazenadas em
servidor e, portanto, fácil fácil de mandar pro backup.
Claro que alguns cuidados precisam ser tomados. Não dá pra pensar em
100 usuários entulhando suas caixas postais com 5-6Gb de porcarias. Você
até compra disco, esse não é o problema. Mas aí você ferra o backup.
Uma outra grande funcionalidade que tenho trabalhado em servidores em
diversos clientes, e isso eu não vi nenhum provedor que ofereça essa
funcionalidade, é a auditoria de emails. SIM, a empresa quer ver cópia
das mensagens enviadas e recebidas do fulano e do beltrano. É um direito
dela. O funcionário assinou um papel permitindo isso ..... mas nenhum
provedor terceirizado de email que eu já vi, até hoje, consegue fazer
isso. Eu tenho implementado essa função em diversos clientes e ela tem
sido ostensivamente utilizada. Já rendeu demissões por justa causa
inclusive.
Por essas e outras, eu acho que pro tamanho da sua estrutura, quase
130 contas de correio, acredito que você terá inúmeras vantagens em
internalizar o serviço ao invés de terceirizá-lo em provedores.
--
Atenciosamente / Sincerily,
Leonardo Rodrigues
Solutti Tecnologia
http://www.solutti.com.br
Minha armadilha de SPAM, NÃO mandem email
gertrudes at solutti.com.br
My SPAMTRAP, do not email it
More information about the masoch-l
mailing list